Boka
Mauricio Alves Fernandez, mais conhecido como Boka, começou a tocar bateria aos 16 anos de idade em Santos, nos ensaios de bandas amigas. A maioria delas tocava punk ou hardcore que sempre foi a sua principal escola.
No ano seguinte (1988) foi convidado a integrar um dos grupos mais respeitados do cenário underground brasileiro daquela época, Psychic Possessor, com o qual gravou um álbum e excursionou por várias capitais do Brasil.
Em 1991, após a dissolução do Psychic Possessor, fica sabendo da vaga na banda hardcore paulistana Ratos de Porão, que sempre foi um dos mais emblemáticos nomes do underground brasileiro.
Desde então, não parou mais de gravar e excursionar com a banda, tendo tocado em todos os lugares imagináveis e gravado muitos discos distribuídos ou lançados também no mundo inteiro.
A paixão pela musica e o estilo de vida hardcore, sempre fez com que Boka nunca sequer pensasse em parar de tocar ou de se envolver com a música.
Prova disso, é que em 2003 ingressou no grupo paulistano I Shot Cyrus, para poder estar sempre na estrada tocando ao vivo, realizando 2 ótimas tours pela Europa em 2003 e 2005, totalizando mais de 60 shows, bem como muitas apresentações por todo território nacional.
Gravou também vários registros com a banda lançados ou distribuídos nos EUA, Japão e Europa.
Infelizmente o I Shot Cyrus parou com suas atividades em Janeiro de 2009, fazendo um show de despedida no 17° Festival Hardcore de São Paulo, em histórica noite, tocando na frente de mais de mil pessoas.
Outra passagem marcante na carreira foi o convite da banda hardcore punk holandesa Vitamin X para excursionar por Japão, Austrália e vários países do sudeste asiático em 2005, totalizando 30 shows, sendo que no ano seguinte, fez outra tour com a banda, só que desta vez aqui no Brasil mesmo.
Sempre disposto a sair de casa para tocar ao vivo, o que considera a realização de qualquer músico, Boka leva em sua bagagem incontáveis tours e shows ao vivo, acreditando somar mais de 2 mil apresentações desde o início de sua vida como baterista, porém não há como ter um numero preciso.
É assim que ele procura levar seu lado de músico adiante, sempre com prioridade na vida profissional, que segundo ele mesmo vai durar enquanto a saúde permitir.
Outro envolvimento de Boka com a música e o cenário underground, foi ter criado o selo e distribuidora independente, Pecúlio Discos em 1997, onde lançou várias bandas nacionais e estrangeiras, totalizando quase 50 lançamentos até a presente data.
Hoje a Pecúlio Discos é uma loja on-line que distribui mais de 500 títulos nacionais e importados, onde o formato predominante é o vinil.
Na ativa até hoje, a Pecúlio Discos, figura entre os principais e mais antigos selos independentes da América Latina, distribuindo LPs, DVDs e CDs nacionais e importados.
Em 2009, Boka começou a tocar com a banda santista Safari Hamburguers (grande nome da cena local que já gravou 2 álbuns pelo tradicional selo Cogumelo) para preencher a lacunas dos dias de semana que não ensaiava com o Ratos de Porão e para fazer shows ou tours quando possível.
Outra atividade que teve início nos anos 90, foi começar a agendar show e tours para o Ratos de Porão no exterior e posteriormente organizar tours de bandas estrangeiras em terras nacionais, provando que sempre quando o assunto é “faça-você-mesmo”, o baterista esta sempre disposto a suar a camisa em nome do underground.
Atualmente o Safari Hamburguers esta em estúdio gravando seu 3° álbum.
Também em 2010 vários lançamentos com o Ratos de Porão chegaram as lojas; dois DVDs, sendo um do show feito no Rio de Janeiro/Circo Voador em 2006 e o documentário “Guidable”, que conta a história de quase 3 décadas de estrada desta incansável banda.
Outro lançamento foi o split com o Looking for an answer, um dos principais nomes do cenário europeu de música extrema, mais precisamente Espanha. O disco foi editado em vinil 10´ nos EUA, Europa e ganhou um lançamento também em CD pelo selo próprio Pecúlio discos para distribuição em território nacional em 2011.
Em 2012, Boka começou a ensaiar e fazer jams com o renomado baterista e percussionista M. Takara, onde fazem música somente com 2 baterias simultâneas, sem instrumentos de cordas.
A dupla pretende entrar em estúdio para registrar material assim que a agenda de ambos permitir.
Lembrando que 2014 marcou 33 anos de Ratos de Porão, sendo 23 destes com Boka comandando as baquetas, onde ganhou reconhecimento e lugar definitivo entre os principais bateristas do gênero a nível mundial.
Após o lançamento do novo disco “Século Sinistro”, a banda está cumprindo agenda de shows entre 2014 e 2015, tendo já feito 2 tours na Europa, 1 nos EUA, passado por grande parte dos países da América do Sul e obviamente todo o território brasileiro, fazendo com que os últimos anos tenham sido muito produtivos na vida do baterista.
Em 2016 o baterista e banda Ratos de Porão continuam na estrada, tendo tocado em várias capitais nacionais, na Europa, onde destaque foi para a apresentação no HELLFEST na França, um dos maiores festivais do mundo, tour na Argentina com shows sold out em Buenos Aires e viajará agora em Outubro para o México para mais uma tour.